sábado, 29 de junho de 2013

Afinal, quem agradar?


Dilma anunciou que não irá a final da Copa das Confederações neste domingo no Novo Maracanã!
Gato escaldado tem medo de água fria, certo? As vaias recebidas na abertura ajudaram em muito nesta decisão, afinal a classe média estava toda lá e eles não estão de bom humor com a presidenta...Contextualizar um pouco me ajuda a descrever melhor minha sensação sobre os bastidores dessa rejeição. Lula se elegeu criticando as elites como o grande mau do país. Era a hora dos "trabalhadores" terem a sua chance de governar e mostrar sua força e mudar os rumos do país. Como velho de guerra, amenizou o discurso propondo um pacto com o capitalismo, afinal a classe média rejeitava o socialismo e sem ela sua candidatura nunca chegaria ao poder. Isso atrapalhou, ou pelo menos atrasou, os planos de governo do partido do ex-presidente. Reside nesta dificuldade o grande talento do ex-presidente, mesmo seguindo a doutrina do antecessor, convenceu a todos de que a colheita dos frutos da bonança econômica brasileira eram graças a seu governo que "corrigiu" os malefícios dos governos anteriores.
Na reeleição de Lula e na eleição de Dilma, com certeza notaram que o perfil do seu eleitor era mais numeroso em regiões mais carentes, sendo que nas principais capitais, onde a tendência é de se ter um contigente maior de classe média, o partido do governo não tinha uma ampla vantagem e em alguns casos perdia para a oposição.
Começamos a perceber porque Marilena Chaui "adora" a classe média. Assista: http://www.youtube.com/watch?v=JJpK5mefsdY
Veja que a classe média não se enquadra na classe trabalhadora deste país. Me pergunto que tipo de gente seria a classe média? Terroristas aposentados, reacionários desempregados, um punhado de malandros sem emprego que vive a custa do erário? Ou seriam pessoas comuns, trabalhando para o sustento de sua família ou de seu próprio sustento igualzinho aos demais? 
Existe uma zona ideal de conforto para essas novas elites de esquerda, ter um país com duas classes sociais, a de quem trabalha para continuar onde está e a de quem manda em quem trabalha e chega onde quer. Bem sabemos que de toda a população somente um é presidente, num time de futebol somente um é o técnico e poucos são os craques... A realidade é que não somos todos iguais, o que não exclui que somos iguais em direitos fundamentais. Mas é estarrecedor vermos que por muito tempo se engoliu o enriquecimento ilícito da classe política em troca de um "pacto" pela prosperidade social e econômica.
Agora chega! No fundo creio que a mensagem das ruas seja essa, agora chega!
Marilena, a classe média é uma classe de trabalhadores sim, só que tem acesso a educação de melhor qualidade e agora se irritou e não cai mais em conversa fiada, não fica de amores com a sua filosofia como cordeiros, não é mais uma massa de manobra para vossos delírios de poder.
Dilma vai evitar se deparar com um publico que grita "-Basta de bandalheira, basta de nunca ninguém saber de nada do que acontece debaixo do nariz, basta de enganar a todos com propaganda falsa, basta de ver o dinheiro na suas cuecas ao invés de estarem no SUS e pagando nossa educação!". Deixa o jogo ser jogado, agora tem mais gente em campo presidenta, acorda e deixa suas preferencias pessoais de lado e governa pra quem está nas ruas, para quem deve respostas, e não para os teus "companheiros".



Um comentário:

  1. Isso aí meu irmão!!!!! Gostei das palavras e principalmente da atitude!!! Que seu blog seja um sucesso e que suas palavras sejam sempre lúcidas e esclarecedoras. Abraço!

    ResponderExcluir

Contribua. Critique. Participe!