sexta-feira, 5 de julho de 2013

Onde está Sassá Mutema?

Pesquiso notícias e blogs sobre política e não tenho visto nosso "salvador da pátria" em nenhum momento de glória! Onde está Sassá Mutema? Melhor, onde está o Sr. Luiz Inácio Sassá Mutema da Silva agora que as ruas pegaram fogo? Será que existe alguma grandeza de alma política neste mito criado? Onde está o "salvador da pátria" agora que a base que sustentava sua mitificação está rolando ladeira abaixo sob a batuta de Dilma e Guido Mantega? Resta alguma dúvida sobre porque Lula tinha tamanha popularidade? Vimos  a queda de popularidade sofrida por Dilma no fim deste junho, mas sem dúvida foi o despertador que tocou e o povo percebeu que estava sonhando junto com a propaganda e não vivendo a dura realidade da herança maldita que se vive devido a inércia destas gestões populistas. O consumismo foi incentivado criando uma sensação de cidadania numa população carente de qualquer acesso a mesma. A propaganda falava direto a estes. "Nunca antes neste país!" e assim o povo vivia a festa mas não sabia da sujeira que encontraria no final para ser limpa. Quando a inflação e a estagnação econômica tiraram o povo deste transe, encontraram um fim de festa de amargar... Saúde em frangalhos, educação em cacarecos, sem falar na falta de transporte suficiente. Adicionaram um tempero ardido neste caldeirão, a corrupção deslavada que o governo federal tolera a fim de satisfazer os bolsos de sua base de apoio no congresso, e claro, seus próprios bolsos também. Essa mistura servida pelas ruas foi tão indigesta e causou uma dor de cabeça tão forte aos nosso legisladores e governantes que parecem todos baratas tontas sem rumo, e pior sem nenhum buraco para onde correr. Foi vergonhoso ver nossa presidente ter sua proposta ser rejeitada em 24hs por total falta de condições, jurídica e temporal, de ser considerada.
Dilma não tem o tamanho do cargo que ocupa, realmente é uma gerente (das piores) e não uma presidente. Seu padrinho, do qual herdou o cargo embarcada na popularidade, não deu as caras ainda para apoiar sua pupila.
Me resta a sensação de que vivemos uma novela sem um final feliz e sem mocinhos e mocinhas para nos ajudar. O Sassa Mutema foi uma obra de ficção, em genero, número e grau. A fantasia Lula também. Nunca houve um projeto de país, somente um projeto de poder. A ficção desta festa de consumo e cidadania oferecida aos esquecidos dissolveu-se assim que enxergou-se seu legado. Mas estes esquecidos foram lembrados apenas devido ao seu enorme contigente eleitoral e não por uma preocupação de remove-los da sua penúria social de forma perene.
Porém, estejamos atentos, a raposa sempre encontra um jeito de invadir um galinheiro bem cercado, assim como o hábil oportunista pode vir a reacender seu mito junto aos menos avisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Critique. Participe!