segunda-feira, 8 de julho de 2013

Os fins justificam os meios?


Tenho lido muitos blogs onde criticam o PT, e nos comentários, os 'companheiros' defendem. Natural. Se houvesse um desabafo sobre outros partidos e suas desventuras, haveria quem defendesse, muito provável…
O que preocupa é que estas defesas estão, invariavelmente, tendendo a polarizar entre ser o partido do governo federal bom ou mal. 
“-Não somos o mal, fizemos muitas coisas boas ao país, enquanto do outro lado...".
Vamos todos olhar para o lado, e nunca mais questionar as intenções, e muito menos questionar os caminhos escolhidos pelo PT para se chegar aos resultados por eles esperados. Me espanta ver como somos levados a acreditar que existe o bem, e ele está no poder, e o mal, que insiste em querer tirar o bem do poder.
O discurso diversionista estudado pelos marketeiros do partido já fazem parte do cotidiano dos seus militantes e fans. Sim, desculpas que nunca explicam nada, somente mostram os defeitos dos outros. Enquanto os governantes falam da herança maldita, o resto usa sua língua para acusar as "elites", a classe média, a direita, etc. pelos males do país. Mesmo agora que o povo acordou da fantasia da propaganda e viu a realidade de penúria dos nossos serviços públicos fundamentais, continuo a ver muitos querendo jogar a culpa ao passado e aos outros partidos. Mas agora depois de 10 anos, não cola mais acusar o antecessor do outro partido (sim, nunca fomos um exemplo antes), mas o que está aí pertence a herança dos governos Lula e Dilma. Sem dúvida o povo percebeu que a realidade está distante do discurso e que a inclusão social não basta. Foi, e continua sendo, importante o combate a miséria, a fome e as demais formas de inclusão social, mas depois que elas apresentam o consumo a quem nunca consumiu bens, outras necessidades e anseios precisam ser satisfeitas. Quando todos acordaram e perceberam que o péssimo atendimento de transporte não era local, mas sim geral (outros municípios e estados) começaram a perceber que o país não estava tão bem como propagado.
Mas essa tática persiste, e mesmo agora tentam sempre se colocar acima do bem e do mal, se colocando até acima de qualquer debate. É quase uma forma de dizer que os fins justificam os meios e que os únicos fins que importam são os deles próprios. Isso é triste. No fim ficam os meios atuais se perpetuando por não termos uma resposta ao debate principal: São estes meios, e estes fins, que queremos todos nós?
Vejam esse trecho da Wikipedia: "Comumente escuta-se que o fim justifica os meios numa alusão de que "certos" fins podem, ou devem, ser alcançados através de métodos não convencionais, ou anti-éticos, ou violentos. Este conceito é utilizado com freqüência numa tentativa de minimizar os meios violentos utilizados na guerra, na justificativa de leis severas e repressões impostas a grupos sociais ou religiosos ou étnicos..."
Percebem o perigo? A ditadura militar que a esquerda tanto detesta utilizou-se muito deste 'maquiavelismo' para justificar sua repressão. Maquiavel nunca citou tal frase, mas ela se tornou sua tradução. Veja na integra:

Não desejo me aprofundar nesta questão filosófica, mas aproveitar seu viés político.
Ao polarizar, e jogar pedras nos telhados alheios, toda vez que jogam pedras no telhado petista, a discussão tende a se acalorar em disputas de valor e nunca acabam, pois valores nunca são uma discussão objetiva. Essa tática é perfeita para se fugir da discussão objetiva e nos levar a cair no vazio do debate retórico onde ninguém convence ninguém de nada. Olha que ótimo!
Também podemos cair noutra armadilha onde o debate vira a página e abre um gancho para o passado… Bom, temos que ter referencias históricas, mas se elas se tornam o foco, e o debate cai na retórica do "coitadinho", onde se pretende criar um sentimento de culpa em todos, por sermos todos vitimas do passado. Aqui também não pretendo me prender sobre o tema da repressão, ditadura, etc. Apenas cito que a caímos na armadilha de nos reduzirmos a vala comum das vítimas e assumir uma vergonha que não é nossa, perdendo a força da convicção.
Mas tenhamos coragem sim de debater sobre o desempenho do partido que está na vitrine. Mas porque perseguem tanto o PT? Bom, este partido detém o poder executivo do país já há muitos anos e comanda o orçamento federal (muito $$$). Depois de 2 reeleições, certamente tiveram tempo para influenciar positiva ou negativamente em todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). Se houveram benefícios a serem bradados, tenham certeza de que existe uma grande lista de fracassos escancarados. Muitos estão na rua falando destes fracassos, para todos os políticos, mas engana-se quem acha que o para todos exclui o PT… Ora, o povo acusa a sua decepção de forma difusa, mas seria infantil achar que o protesto é só para os outros. Temos o exemplo na Bahia, onde um grupo com bandeiras do partido estava cantando seu coro e logo atrás o publico se colocou de forma bem diferente... Assistam:  http://www.youtube.com/watch?v=FDyZxaXWa8Q

O partido que está na vitrine (escândalos e má gestão) é o PT, então porque não colocar este partido no foco do debate se ele mesmo é a bola da vez?
Sim, outras gestões erraram, mas é o futuro é que está em pauta, não o passado! Quem está no poder e pode alterar o cenário atual e melhorar o futuro é o atual governo. Punir administrativamente os corruptos, melhorar a gestão dos investimentos em educação, na saúde, pedir maior verba para estas áreas no congresso, etc, são exemplos de ações que podem ter início no curto prazo, ou seja, o governo do PT é a bola da vez. A critica se dirige muito a quem tem este poder e não faz bom uso dele.
Esperem, não basta dizer que outros partidos fazem uso da corrupção… Não se justificar pelos outros seria um bom começoSem defender outra bandeira, pois bem conheço os defeitos da nossa realidade política, não adianta defendermos ideologias umas contra as outras, temos que ter maturidade de debater o que queremos de verdade para nosso FUTURO! Ou vamos estar presos a uma realidade de que o meio, corrupto (exageradamente corrupto), se justifica para qualquer fim, seja este fim o desejado pelo PT, ou PSB, ou DEM, ou PSDB, etc... 
Se temos um partido na vitrine e com culpa no cartório, natural que o mesmo seja alvo de criticas, principalmente quando insiste em manter uma cúpula corrupta comandando seus quadros nacionais. Se ainda assim, se acredita no modelo atual do deste partido, assuma o slogam -Roubamos, mas fazemos! 
Ops! Acho que este slogam já tem dono… E antigo… Mas são todos amigos, não? Se seguem a mesma cartilha, no mínimo bebem da mesma fonte...
Que falta de vergonha, e ainda sou obrigado a votar, a ver propaganda mentirosa, a ver bandido se justificando por outro (um presidente achar caixa 2 normal???) e por aí vai a ladainha.
Pelo menos me resta a voz das ruas ecoando em minha mente, e por mais que demore, tenho certeza que meus filhos terão melhores opções para votar. Por enquanto o osso está duro de roer em qualquer lado que se morda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Critique. Participe!